Olá pessoal! Primeiramente desculpem a qualidade da imagem, estou um pouco sem tempo para editar agora. Ah, um aviso: as postagens estavam muito "sérias", não tinham um lado pessoal e a maioria dos blogs têm, então vou tentar pôr, ok? Essa postagem é sobre o livro que estou lendo e adorando, que é... (pra que o suspense, já tem no título, ué!) RUBY REDFORT - OLHE NOS MEUS OLHOS.
É simplesmente um dos melhores livros que já li (ainda estou lendo, mas comecei ontem, então tudo bem), é intrigante e... EPA, por que estou falando tanto? Vou fazer uma mini-resenha dele pra vocês agora, é só clicar em Mais informações, ok?!
(Capa do primeiro livro da série Ruby Redfort)
Quem é Ruby?! Uma garota comum, que vai para a escola, brinca, assiste desenhos na televisão por muito tempo... Mas essa garotinha é super inteligente e pode decifrar códigos que muitos adultos não conseguiriam, resolver casos misteriosos... E, um dia, a chamam para uma agência de agentes (não, imagina!) secretos, mas ela não pode contar para ninguém, nem ao menos seus pais ou seu melhor amigo Clancy Crew, que está sempre conversando em código e a ajudando. A partir daí, não posso contar mais nada, seria spoiler, não é? Mas você pode conhecer muito mais no site dela (clique na palavra site ou aqui).
E aí, cara?! (Que é exatamente o que a Ruby diria) Bateu curiosidade?! Em mim sim!
Quem já leu os livros da série Clarice Bean conhece muito bem a Ruby, e eu já li todos, então sei muito bem sobre a garota de treze anos que é agente secreta.
Estava lendo o livro normalmente antes de dormir, quando encontro, nas primeiras páginas, um código. É lógico que teria vários códigos, já que Ruby e Clancy se comunicam assim, às vezes! Mas não consegui decifrar o código à princípio. Tinha escrito no livro: Esta é uma criptografia vigenere, você terá que encontrar a chave. Os olhos a possuem.
Não entendi muito bem essa dica, mas então me dei conta: era uma pista. Estava dizendo uma das características da criptografia de Vinegère: encontrar a chave para decifrar o código. Mas como encontrar a chave?!
Não fui dormir até descobrir o que era essa tal criptografia. Leia aqui e entenderá.
Quando descobri, fiquei intrigada, porque não estava conseguindo de jeito nenhum como explicava no site que vi, mas tudo bem, faria isso quando acordasse, já que estava mesmo sem o meu caderninho de anotações.
E cá estou, tentando desvendar o código. Sim, ainda não consegui, mas decidi postar isso aqui para vocês conseguirem. Olhem esses links:
O código é: hmhpg wiblhhm yl svnpz ah xpyrr ogewfugto.
Espero que vocês consigam, pois vou ler esses links agora e vou tentar conseguir. Ah, não se esqueçam de uma das regras da Ruby: não passe batido pelo óbvio.
Créditos:
- Ruby Redfort: Lauren Child
- Miniresenha: All Without Rules
- Criptografia de Vigenère: Wikipédia
- Código do livro: Marcus du Sautoy (criou todos os códigos do livro).
- Espero que tenham gostado! Se conseguirem desvendar, comentem o que acharam e como pra me ajudar, por favor! Hehehe.
Oi Ana Laura, tudo bem? Eu sei que você escreveu esse post à 6 anos atrás, mas do mesmo jeito vou comentar aqui. Eu também estou lendo Ruby Redfort e quero uma dica para encontrar a palavra chave. Você descobriu qual é? E uma dica minha, deve ter a ver com a mosca ilustrada no início do livro, aquela que têm nos olhos escrito donut... Bom, eu também sou blogueira, visitei aqui o seu blog, será que você pode dar uma olhada no meu? o link é azalelari.wixsite.com/mundopequeno/blog
ResponderExcluir